FIQUE A VONTADE!!!

FIQUE A VONTADE!!!
Leia e deixe comentario, dicas e noticias para o blog.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

- Monte do Carmo - TO



Esta é uma cidade rica de cultura afro religiosa e popular, em janeiro festejamos São Sebastião, padroeiro dos sertanejos, vaqueiros, homem do campo, comemorado nos dias 19, 20 e 21, com a corrida de cavalos no campo de avião; Em Maio, realizamos a festa do Divino Espirito Santo (mirim, em julho celebramos a maior festa religiosa e popular da cidade, a festa de Nossa Senhora do Carmo e do Rosario, de 07 à 15 as novenas e nos dias 15, 16, 17 e 18 são os dias culminantes da festas com a caçada da rainha, e a festa da padroeira, em outubro temos a festa de Nossa Senhora do Rosario dos Pretos, festa menor que a de julho e mais simples, Monte do Carmo é uma cidade de fervor religioso, crenças e fé.
Além das festas religiosas temos outras manifestações que acontecem também durante o ano, como o carnaval em fevereiro, com presença de dois famosos blocos: Fofa Toba e Cabaço Raro, em junho as festas juninas, em setembro o popular Rodeio, em outubro é realizado o aniversario da cidade dia 23, em dezembro a cidade se enfeita para o natal.
Muito mais que cultura, a cidade é berço de arte, promotora de grupos que ja foram destaques no cenario tocantinense, como o CRUJ fundado em 1997, foi o grupo mais popular de arte e cultura do município, promotor de espetáculos de Teatro, Dança, Musicais, ações esportivas de lazer e ações de cunho social, foi dirigido por Maykel Araújo desde sua fundação até a paralização de seus trabalhos, outro grupo destaque no cenário artistico foi o Power Black dirigido por Valmir Batista, destacando os trabalhos realizados na area de Dança. A primeira Quadrilha Junina estilizada foi criada por Valdemir Amaral, passando também por destaque a Quadrilha do Arraial (grupo CRUJ); Uma das maiores produções do município, foi a Paixão de Cristo, pelo grupo da igreja e comunidade.
destacamos espetáculos e pessoas que foram simbolos da arte carmelitana:
Valdemir Amaral (dança), Valmir Batista (dança), Maykel Araújo (dança, teatro, coral), Patrícia Pereira (teatro), Marilda Amaral (grupo folclórico), Murilo Magalhães (música), Tatiano (teatro), entre outros.
Hoje Monte do Carmo é carente de artista promotores da arte popular, o poder publico não tem investido em formadores, e professores capacitado com cursos e oficinas de cunho cultural, para formar e incentivar a nova geração de artistas que estão ainda anônimos e desprovidos de oportunidades para a promoção da cidadania, do lazer e da cultura que por tanto tempo fez a cara da cidade.
"O HOMEM SEM CULTURA É UM HOMEM SEM IDENTIDADE"
A cidade é provida de casa da cultura, centro cultural, centro do idoso, escolas com otimos espaços, quadras cobertas, feira coberta, e outros espaços otimos para formação e construção de novos artistas, mas infelismente falta o principal, o artista para ensinar a fazer arte.
Texto: Maykel C. F. Araújo


2 comentários:

  1. parabens pela iniciativa. MOnte do CArmo agradece pela promoçao de seu nome e de seus filhos..

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, BEM INTERESSANTE SEU BLOG , GOSTARIA DE SABER SE VC CONHECE SEU ANTONIO ALVES AI EM MONTE DO CARMO,SE VC CONHECE GOSTARIA DE FALAR COM ELE.AGRADEÇO PELA GENTILEZA.E MAS UMA VEZ SEU BLOG É MT INTERESSANTE.
    AGRADEÇO: CLAUDIO BRASIL
    EMAIL:CCVBBRASILK2009@GMAIL.COM

    ResponderExcluir